sexta-feira, 1 de junho de 2007

Menina Desaparecida e Reflexão a Respeito



Há uma adolescente desaparecida há 17 dias aqui em Brasília. Colocaram fotos dela por toda a cidade, a família fez um site e eu estou recebendo mensagens do pessoal daqui com informações e o pedido de atenção. Se alguém tiver notícias, faça contato com o site. Afinal, a menina pode ter sofrido algum acidente, perda de memória e outras coisas que excluam seqüestro. Lembrem-se que não se trata de uma criança pequena que pode ter sido roubada para adoção, o que é desesperador, sem dúvida, mas pode garantir que sua criança vai estar bem, é uma adolescente, daí esta possibilidade é imediatamente descartada. Não houve pedido de resgate, também.

Meu coração se aperta quando vejo estes casos, porque penso em duas coisas: tráfico de mulheres ou de órgãos. Saiu de Brasília é um vazio, uma menina pode ser seqüestrada e levada para um bordel, sendo encarcerada e obrigada a se prostituir sem que ninguém fique sabendo quem ela é, de onde veio... Afinal, pouco importa isso. Volta e meia pipocam notícias com políticos locais que visitam inferninhos fora da capital, onde menores e maiores exercem seu "direito" à prostituição. Sim, porque é adorável o discurso "libertário" ou "utilitário" de que as prostitutas - todas elas, claro - se prostituem por "amor à arte", "por prazer", porque são "donas" de seu corpo.

O caso de tráfico de órgãos é sinistro demais e dispensa comentários. Há uma série de famílias lutando no Rio pelo direito de exumarem cadáveres indigentes de meninas e jovens mulheres, todas as famílias têm filhas desaparecidas, mas o Estado, até aonde acompanhei o caso, nega a autorização. O que reforça a suspeita de envolvimento de autoridades em crimes tão cruéis que acredito que nenhuma pena possa ser suficiente para uma mínima punição.

Espero que os pais a encontrem. Saber que um filho ou filha está morto ou receber um pedido de resgate é uma coisa, não saber onde seu menino ou menina está, se está vivo ou morto, se sofre... Enfim, aqui em Brasília os pais e mães carregam os filhos e filhas para cima e para baixo de carro. Uma menina de 14 anos pode andar sozinha perfeitamente, mas não é a primeira que some da rodoviária do Plano Piloto ou no caminho entre casa e escola. Acredito que é o terceiro caso que acompanho desde que cheguei aqui. Esta menina, a Isabela, voltava do curso de inglês e morava no bairro vizinho ao meu. Não a conheço, mas solidarizo-me com os pais.

A questão não é pessoal, é social e acredito que possa ser uma questão de gênero também. Meninos não são, via de regra, seqüestrados para serem prostituídos, mesmo que sejam vítimas mais freqüentes da violência urbana conforme mostram as estatísticas. Reflitam sobre o caso, por isso decidi divulgar aqui no blog.

3 pessoas comentaram:

Meu coração também se apertou quando li esse post. Espero que os pais a encontrem, e logo

É horrével que isso acanteça e as autoridades pouco fazem pelos pais dessas crianças.Espero que esses pais encontrem sua filha.

Agora desculpe,lhe corrigir,mas meninos são sequestrados sim, tanto para tráfico de órgão como para a prostituição,inclusive com mulhere exploram esses meninos.O Fantástico exibiu há algumas semanas sobre a exploração sexual de meninos aqui do Nordeste e do Norte.E li a respeito de garotos brasileiros que são obrigados a se prostituir na Europa.
Acho que povo deveria cobrar leis mais rigidas para quem pratica exploração contra crianças e adolescentes de ambos os sexo.

Karina.
lonestar526@hotmail.com

Sem dúvida o tráfico de órgãos não faz acepção de pessoas, mas no caso da prostituição, o alvo principal ainda são as mulheres. Há homens que se prostituem ou são prostituídos? Sim, desde o início dos tempos e é possível rastrear historicamente em vários lugares; mas a freqüência com que as mulheres são submetidas a tal prática e a aceitação da mesma como "trabalho de mulher", é bem mais evidente e consolidada. De qualquer forma, obrigada por comentar. E se possível, repasse o site adiante com o cuidado de não fazer parecer SPAM. eu agradeço!

Related Posts with Thumbnails