terça-feira, 12 de junho de 2007

Audiência de Animes para Crianças em Queda



De acordo com o Anime News Network, a queda de audiência se deve às novas diversões disponíveis para as crianças e também as responsabilidades. Não tenho como discordar, nem vejo isso como um grande drama. Mesmo Keroro Gunso e One Piece (*nada de Naruto*) tiveam queda de audiência e mudaram de slot na programação para garantir um público maior. Bobobo-bo Bo-bobo mesmo mudando de lugar na programação, acabou sendo cancelado por queda de audiência. Os vilões apontados são os games e as atividades depois da escola (cursinhos, clubes e outros), além de outras distrações. De acordo com o último congresso da PTA, 92% das crianças de 5ª série japonesas tem video games.

Mesmo assim, de acordo com uma matéria do
Hollywood Reporter, a animação japonesa não está em declínio, porque a um boom de demanda por filmes animados, como os do Estúdio Ghibli. Além disso, sucessos populares como Pockemon, Detetive Conan, Crayon Shin-chan, Bleach e Doraemos, se saemm muito bem na tela grande e são sucessos garantidos. Sucessos recentes como NaNa e Death Note, voltados para um público mais velho, viraram filmes live action. Nada impede, claro, que virem movies animados, eu diria.

Ainda de acordo com o Hollywood Reporter, dois animes exibidos nos domingos a tarde permanecem uma instituição, eles são Chibi Maruko-chan, um shoujo anime que acompanha a vida de uma menina de 9 anos e permanece no ar desde janeiro de 1990, e Sazae-san, baseado tirinha de jornal de autoria feminina criada nos anos 40 que começou acompanhando os dramas de uma jovem no pós-guerra, essa jovem se casa e passamos a acompanhar sua vida familiar. Sazae-san estreou como anime em outubro de 1969 e é o segundo em maior tempo de exibição no Japão... Pergunto-me qual é o anime exibido por maior tempo por lá... Bem, esses, são dois exemplos dos chamados “animes para toda a família”. Como diz a matéria esse tipo de anime “É somente um velho e bom, entretenimento familiar. É um programa que todo mundo, de todas as idades, pode curtir.”

2 pessoas comentaram:

Eu li que foi a queda da natalidade. Esse negócio é muito confuso, tudo tem mil e um motivos: queda da audiência de anime, queda de vendas do mangás, etc etc etc e eles sempre vão pelo motivo mais obvio: mais o que fazer. Eu acho mais provavel a queda da natalidade. Assim como eu acho um absurdo a leitura de mangá por celular não ser levado em conta em todas as matérias de queda de vendas de mangá (sempre indo pro caminho mais obvio), quando, se vc for ver os best-sellers do Japão, 9 em cada 10 best-seller popular entre adolescentes, é um livro que foi primeiramente publicado em celular (como Hatsukoi, todos os livros do Yoshi e da CHACO; todos esses com vendas superiores a 1 milhão de copias, direcionados a garotas adolescentes e primeiramente lançados por celular). Quando estava em Barcelona, a primeira coisa que minha amiga japonesa disse quando eu descobriu que eu gostava de mangá era que era possível ler eles por celular no Japão.

Alias, a popularidade de Sazae-san me choca. Muitissimas vezes está em primeiro lugar de audiência no Japão e sempre, sempre está entre os três mais (normalmente entre doramas da moda).

Related Posts with Thumbnails