quinta-feira, 10 de maio de 2007

Yamagishi leva o 11º Tezuka Awards



Muita gente dava como certo que Death Note levaria o prêmio, mas ele foi para Ryoko Yamagishi, autora do grupo que revolucionou o shoujo mangá nos anos 70 e a pioneira nos mangás yuri. Até onde pude rastrear, Maihime, que é mangá de balé, ou pelo menos as capas assim indicam, sai em uma revista seinen. Aliás, é muito comum as revistas seinen publicarem de tudo - até mangá de balé - e muitas das grandes autoras de shoujo estão migrando. se bem que eu não sei se a revista Da Vinci ou Da Vinchi é seinen, ou não. Aqui, pela pouca informação, parece tratar-se de uma revistas informativa, com lançamentos de livros, talvez para adultos de ambos os sexos. Acabei achando a página da revista. Agora que tipo de revista é, mas acho duvidoso chamá-la de seinen.
Yamagishi já publicou vários mangás sobre balé clássico, como o aclamado Arabesque e Black Swan. Sua obra mais aclamada é Hi Izuru Tokoro no Tenshi, mangá shounen-ai com toques sobrenaturais sobre o príncipe Shotoku, o monarca que trouxe o budismo oficialmente para o Japão. Yamagishi não tem um traço que me agrade e não é das minhas favoritas dentre o grupo de 49. Segue a lista dos premiados publicada pelo Comipress:

- Grand Prize: Maihime Terepushikoora de Ryoko Yamagishi

- Shinsei (New Hope) Award:The Divine Comedy de Nobuhisa Nozoe (arte); Kazuhiro Iwata (adaptação); Kyojin Onishi (roteiro)

- Short Manga Prize: Osaka Hamlet de Hiromi Morishita

- Special Award: Nenhum contemplado

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails