quinta-feira, 24 de maio de 2007

A paixão das Mulheres Estressadas ('Wilted women') pelos Mangás BL: Réplica



Tinha que postar essa correção, mas na minha correria e falta de tempo desde a semana passada, protelei. Quem visita meu blog percebeu que postei muito pouco esses dias. Enfim, a Naguisa, que é tradutora, postou um comentário ao tópico "A paixão das Mulheres Estressadas ('Wilted women') pelos Mangás BL" e o reproduzo aqui. Sei que o Mainichi Shinbum é um jornal sensasionalista, mas desta vez, na correria, traduzi e não comentei de forma adequada e depois vi que o texto foi postada no Anime-Pró. Tudo o que ela diz abaixo é correto e ninguém deve ficar usando as matérias do Mainichi sem levar em conta que o objetivo, não raro, é chocar:
"Li a matéria original no periódico Shinchou e achei horrível, algo de extremo mau-gosto! O texto é uma espécie de pseudoanálise do comportamento "bizarro" de mulheres supostamente portadoras de "disfunções psicológicas"... Para se ter uma pequena idéia do conteúdo da matéria, na última frase, o autor brinca com a palavra fujoshi e dispara, lamentavelmente (em tom claramente cômico): "Tomara que o cérebro dessas senhoras não acabe apodrecendo".

Infelizmente, o preconceito que o (sub)gênero BL ainda sofre é muito grande no Japão (é comum chamar de "hentai" as pessoas que curtem BL). A Shinchou é um tablóide, e como todo tablóide, é simplista e sensacionalista. Nem queira saber os termos chulos que eles costumam imprimir em suas páginas...

Valéria, admiro sua dedicação na divulgação do gênero shoujo/BL e etc, mas é sempre bom ter muita cautela com tudo que se publica no tablóide acima. O próprio jornal Mainichi, em sua filial norte-americana, já foi alvo da imprensa japonesa por publicar matérias de gosto duvidoso e, pasme, até mesmo por traduções grotescas e/ou infantis de textos de outros veículos."
Falando em Yaoi/BL, a Amazon criou uma divisão só para esses mangás em sua página. Assim, o yaoi, pelo menos para a Amazon deixa de aparecer como um subgênero do shoujo e ganha independência.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails