quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Sobre a censura em Freeman


Não sei quem está acompanhando, mas está sendo gerada uma grande polêmica em torno do mangá de Crying Freeman. De acordo com o site Kotatsu a Panini do Brasil está censurando o mangá. Ao que parece, a censura é nas genitais, ou, assim, alguns estão dizendo. A editora de mangás da Panini, Elza Keiko já se pronunciou no Orkut dizendo que estão publicando do jeito que veio do Japão. Conhecendo o trabalho que a Elza Keiko e equipe vêm fazendo, eu dou crédito a palavra dela.
Não faz sentido algum censurar Freeman e eu tenho parte da edição americana espelhada aqui em casa e posso dizer que não há muito que censurar. Enfim, acho que muita gente tem deixado a raiva por conta do cancelamento ou suspensão de Peach Girl e Éden subir a cabeça e desconta criticando a Panini por toda e qualquer coisa. De qualquer forma, como é que se faz em países “normais” quando rola censura? Pega-se os scans da edição censurada e coloca-se lado a lado com a original, tudo bem identificado e com nitidez. Todo mundo pode ver então que houve alteração e reclamar ou deixar de comprar. Agora, pode ter havido mais que uma edição original de Freeman, e convém checar se alguma continha “censura” nas genitais, pois de acordo com a Elza é essa que a Panini do Brasil está utilizando.
Há uma lei japonesa, cada vez mais desrespeitada, que proibia a exibição de genitais adultos e pelos pubianos. Em jogos hentai, por exemplo, não raro há duas versões, a japonesa, com mosaicos, e a internacional, sem mosaicos. Freeman não é um mangá novo, pode ter acontecido isso e a opção da Panini foi manter o original japonês como foi publicado lá e não no exterior. Mas de novo digo, convém checar quantas versões saíram no Japão e quais foram elas, de que época. Vejam que a Panini não censurou nada até agora, Berserk sai do jeito que foi publicado no Japão. E Berserk é mais pesado em viol~encia, sexo e escatologia do que Freeman.
Agora, estranho para mim é que muita gente não se preocupa com mudança de texto, censura homofóbica em Fruits Basket, espelhamento, colorização e o diabo, mas faz questão de ver uma vulva borrada ou o pênis do Freeman. Vai entender... Bem, minhas prioridades não são essas, muito embora eu seja contra qualquer tipo de censura. Quanto ao retorno de Peach Girl, a Elza diz que volta e eu acredito na sua boa vontade, mas nesse caso sei que a decisão não é dela. Esperanças, eu tenho, mas prefiro ocupar minha imaginação com outras coisas.

3 pessoas comentaram:

Concordo, o pessoal ta com bico torto para a panini por conta das paradas que tiveram tanto com o Peach Girl com Éden. Sobre a censura, tenho tb a vers]ao espelhada (que pessoalmente eu arrumei no photoshop XD) e não tem nada de censura não. O seu blog está otimo, conhecir ele pela materias do animepró e muitas opiniões me chamaram atenção e vc falando muito de fansub e scanlators (trabalhei tanto em scanlators brazukas como manganoie, mangaBR, engrey, como em gringos, como syndicate, eternal manga, manga-fiends entre outros, e atualmente to trabalhando em fansub brazuka) tb estão bastante legais. Parabéns pelo trabalho.

Nossa... dessa eu não sabia!
Furuba foi censurado! *não tinha idéia disso*

Você já chegou a falar disso no blog? Fiquei muito curiosa sobre o assunto!

No mais, estou sempre aqui olhando seu blog, muito bom!

Lembro de você de eras perdidas em listas de email pela net XD

um abraço!

Além de não tocarem no assunto da censura em Furuba, não há quem reclame da qualidade gráfica também. O volume 14 chegou semana passada aqui em Manaus e está com uma péssima impressão...

Related Posts with Thumbnails