sábado, 28 de outubro de 2006

Vendas de Mangá Sobem no Japão



De acordo com uma pesquisa da JESTRO (Japanese External Trade Organization) intitulada "Tendências nas Publicações Japonesas (*Tendências de "trend" que em linguagem econômica aponta para ciclos de vendas, decréscimo, crescimento, e por aí vai*), os tankoubons japoneses venderam mais em 2005 do que nos anos anteriores. Séries como Nana, Hana Yori dango (*já encerrada, mas que teve live action - e vem aí a segunda temporada - e perfect edition*) e Dragon Zakura ajudaram a fazer com que as vendas subissem em 4,2% somando um lucro no montante de 260 bilhões de Yen, enquanto os lucros das revistas coletâneas foram de menos 0,5% com queda de vendagem de 2,6%, cerca de 1.34874 bilhões de cópias em relação à 2004. Mesmo com a queda na venda das coletâneas se mantendo, ainda assim houve um lucro considerável.

Mesmo assim, diz a notícia, quando o assunto é as revistas coletânea, o mercado encolheu cerca de 70% em relação à 1995. A queda é visível e em todas as faixas etárias e gêneros. Vende-se mais tankoubons, os produtos japoneses circulam mais pelo mundo, porém as grandes revistas, e o caso de algumas revistas shoujo como a Ribon é crônico, vendem muito menos. No entanto, como aponta o relatório, parece que pela primeira vez nos último anos as vendas no Japão estão reagindo e tudo isos graças aos volumes encadernados. Outro aspecto que o relatório aponta é que esse ressurgir tem a ver com o aumento no número de sebos e nas casas que alugam volumes de mangás, aliás, porque não falar, também nos cafés, onde você vai, lancha, conversa, relaxa e lê mangá.

O relatório também aponta que o aumento das vendagens de tankoubons está associada também á investidas que misturam várias mídias, como drama CDs, doramas, anime, filmes e os exemplos citados são "Nana," "Fullmetal Alchemist," "Hachimitsu to Clover" e "Nodame Cantabile." Um shounen, um shoujo (Nana) e dois josei. Três produtos prioritariamente femininos, fora o já citado Hana Yori Dango em outra parte da matéria. Aliás, quem viu o ranking da Tohan desta semana deve ter percebido que Nodame Cantabile fez melhor que Nana, mantendo o primeiro lugar pela segunda semana seguida e puxando mais quatro volumes para o top 10.

Fonte: Japonês e em Inglês.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails