terça-feira, 27 de junho de 2006

Mangás para Meninas


Cada vez fico mais chocada com as coisas que rolam por aí na tentativa de convencerem as mulheres a comprar materiais feitos para rapazes, machistas e cheios de fanservice são coisa "de mulher para mulher". Em recente entrevista à Folha de São Paulo, um dos diretores da Conrad disse que somos metade do público leitor de quadrinhos. Todos? Só os da Conrad? Números? Eis a parte da entrevista:

"FOLHA - E quem é o leitor de quadrinhos no Brasil?
CAMPOS - Há muito mais mulheres lendo quadrinhos no país, cerca de metade do público, o que não era comum."

Como me passaram a nota completa da matéria da Marie Claire, decidi postar aqui. Afinal, embora eu não espere nada de bom desse tipo de publicação, ela é lida por milhares, talvez milhões (*depois que vai parar em sebos, consultórios, salões de beleza, etc*) de pessoas. Eis o texto:

Manga para menina

Novidade no mundo dos mangas: a crescente publicaçao de historias feitas por e/ou para mulheres modificou o panorama do genero, ate entao dominado pelos homens. algumas das representantes do grupo, como kyo hatsuki (de love junkies) e aoi nishimata (final aproach), costumam trabalhar com temas e angustias tipicamente femininos como, por exemplo, o tamanho dos seios das personagens. o movimento ja chegou ao Brasil. A proxima aposta é cindaralla, da editora conrad, assinada por junko mizuno. é uma versao irreverente do classico conto de fadas, em que a pop art se mistura com zumbis."

Nenhum dos shoujos publicados no Brasil foi citado... Nada, nada, nada... E citaram até Love Junkies, ou seja, não foi nota plantada só pela Conrad. Engraçado é que esse tipo de História não é feito para garotas, embora possa ter uma autoria feminina, e quem se preocupa com os seios são os homens, e, por isso, mulheres assujeitadas passam a achar que isso é fundamental para a sua vida. Afinal, como fisgar o homem "dos seus sonhos"? Mas o que vocês esperam da Marie Claire? É uma revista que reduz, via de regra, as mulheres e sua felicidade ao tamanho de seus seios e bunda, ao peso que tem, ao homem que está ao seu lado e o fato de terem ou não filhos.

2 pessoas comentaram:

Eu não me recuso não... Se tem no cabelereiro e no dentista, eu leio... Gosto quando tem matéria sobre perfumes ou sobre países exóticos... É, eu leio Marie Clare as vezes... Mas tem gente que lê Caras, então eu me sinto pura mesmo pecando... rs
Vi também na Nova uma resenha pequena sobre Sade(-.-), se eu não me engano foi na revista deste mês.

oiee ,eu adoro mangáss,enfim encontrei alguem kih saiba flar do assunto....eu leio muito neo tokyo e tipoh sou super viciada em sakura card captor...e morreria se ele voltasse a passar na globo,mas p probeleme éh kih ñ iria assistir,pois estudo o dia todo,dois dias ma semana...mais obg se ler meu comenterio...se puder...me sguihhh,tenho um blog tbm,as it garotas...bjokasss

Related Posts with Thumbnails