Como muitas enquetes da minha página, a Shoujo House, já deram o que tinham que dar e algumas perderam até o sentido, decidi encerrar uma série delas e criar novas que podem ser vistas nas seções Shoujo Mangá no Brasil, Mangás que deveriam sair no Brasil e Peach Girl. Eis os resultados das que foram encerradas:
Qual shoujo mangá clássico você gostaria de ver publicado no Brasil?
A Rosa de Versalhes – 26,67% (16 votos)
Garasu no Kamen – 3,33% (2 votos)
Swan – (nenhum voto)
Haikara–san ga Toruh – 3,33% (2 votos)
O Coração de Thomas – 10,00% (6 votos)
A'A' e They Were Eleven – (nenhum voto)
Please Save My Earth – 8,33% (5 votos)
Candy Candy – 13,33% (8 votos)
Tomoi – (nenhum voto)
Paros no Ken – 1,67% (1 voto)
Georgie – 3,33% (2 votos)
Orpheus no Mado – 6,67% (4 votos)
Oniisama E... – 6,67% (4 votos)
Seito Shokun! – (nenhum voto)
Kaze To Ki no Uta – 8,33% (5 votos)
Ace Wo Nerae – 3,33% (2 votos)
Tsuki no Ko – 3,33% (2 votos)
Cypher – 1,67% (1 voto)
Total: 60 votos
Encerrei esta enquete porque percebi que as pessoas normalmente não conhecem os mangás que estão na lista. Daí, o número reduzido de votantes em uma enquete que está há tanto tempo no ar. Enfim, se nem shoujo mangás da moda recebem atenção por aqui, imagina os clássicos...
Qual sua personagem favorita do mangá de Peach Girl?
Momo – 29,71% (142 votos)
Sae – 2,09% (10 votos)
Kairi – 61,30% (293 votos)
Toji – 5,86% (28 votos)
Outro – 1,05% (5 votos)
Total: 478 votos
Como o caso peach Girl parece não andar, e está clara a preferência dos votantes pelo Kairi, melhor cancelar a enquete. Enfim, farei uma outra perguntando se as pessoas acham que Peach Girl continuará sendo publicado, ou não.
Os mangás têm levado muitos leitores às bancas mas algumas pessoas reclamam que o formato das publicações não é o mais indicado. Como você prefere que os mangás sejam publicados?
Espelhados (Panini) – 4,24% (20 votos)
Sentido Oriental (JBC/Conrad) – 81,99% (387 votos)
Tanto faz – 13,77% (65 votos)
Total: 472 votos
Esta enquete caducou. Hoje, no mundo inteiro a preferência é por manter os mangás no seu sentido original. Os contrários argumentam que é a vitória da econômia sobre a coerência; mas o fato é que qualquer enquete com consumidores de mangás mostra que estes preferem o não-espelhamento. E quem mantém o mercado girando? Quem compra mangá? Não podem querer perguntar para quem nunca leu quadrinho ou nunca leu mangá o que acha do assunto. Além do que, não acredito em unanimidade, nem que TODA a humanidade esteja disposta a se tornar leitora de HQs de qualquer origem que seja.
Acredito que em breve pesquisas mostrem que os japoneses e chineses não são "mais dotados" do que nós, mas que todos são capazes de ler imagens e narrativa em ambos os sentidos, desde que devidamente expostos a à essa possibilidade. Não fosse só isso, a Panini desistiu do espelhamento, então, enquete sem razão de ser.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário