A notícia o Jornal Asahi não é sobre isso, fala de uma sul coreana que fez seu doutorado em cima de mangás cômicos de quatro quadros com temas políticos, só que foi outra coisa que me chamou a atenção no caso. Essa moça foi a primeira pessoa a concluir doutorado sobre mangá na faculdade de mangá (*não acredito que seja a primeira de todas, embora a matéria sugira isso*) no Japão e tudo começou com a Rosa de Versalhes... O Matt Thorn também se interessou por estudar mangá, mais precisamente shoujo mangá, por causa do Coração de Thomas... E eu comecei a me interessar seriamente por Idade Média graças ao anime do Rei Arthur. :P Enfim, a primeira tese de doutorado sobre mangá, para quem não sabe, é brasileira, pessoal e da Professora Luyten. Aliás, a tese dela foi publicada e se intitula Manga - O Poder dos Quadrinhos Japoneses.
2 pessoas comentaram:
Há uns posts atrás você comentou aqui no blog que "Clássicos de Todos os Tempos" era a página que tinha tido menos votações no Shoujo House. É estranho, porque é exatamente minha seção favorita. Eu (re)leio praticamente todos os dias os textos que estão lá, e cada vez acho mais interessante. Lady Oscar, Glass Mask, Candy Candy, Paros no Ken, Seito Shokun, Kaze to Ki no Uta, Haikara-san ga Tooru, Ouke no Monshou... é difícil saber qual me fascina mais.
Infelizmente por causa do meu inglês muito limitado (sim, eu sei que tá na hora de aprender ><), seu site é a única referência que eu tenho de (quase) todas essas obras.
Até uns anos atrás, eu era o tipo de pessoa que rejeitava e até certo ponto, desprezava shoujos. Claro que minha idéia do que era "shoujo" naquela época era completamente errada e equivocada. Para mim, ele colocava a mulher num papel de "princesa indefesa que sempre precisa ser salva" que eu odiava. Mas graças ao seu site, eu descobri o quanto estava errada (na maioria dos casos, pelo menos).
Bem... eu não costumo escrever tanto assim sempre. =p Na verdade, dificilmente eu tomo coragem para escrever para alguém que eu admiro. Mas eu realmente tinha que dizer que seu site me fez amar shoujos clássicos e o mais importante, me mostrou que não é só porque eu sou mulher que eu não posso ser forte e ir atrás das coisas que eu quero. Sim, ele realmente teve um poder desse tamanho sobre mim. x)
Eu ainda sou bem nova, e como a maioria das garotas, no começo eu também me interessava bastante por esses animes/mangás mais superficiais e clichês, então de certa forma eu entendo elas... mas eu tenho certeza que com tempo, elas vão perceber toda a riqueza, criatividade e cultura que existe nos shoujos clássicos.
E pode ter certeza que sempre que você postar algo novo na seção, eu vou ser a primeira a ler. ^^
Além dos mangás clássicos, outros que eu acho muito interessantes (e não li) são Nodame Cantabile, Kakan no Madonna, Kimi Wa Pet e os mangás da Chie Shinohara. E não entendo o motivo de Legend of Basara ter sido tão pouco votado... como dá para perceber, eu adoro esse tipo de história.
mangá~o poder dos quadrinhos japoneses é interessantíssimo; eu só o li uma vez, mas gostei muito... na verdade, tem uns anos que o comprei e na época foi difícil encontrá-lo...
...
essa moça teve uma ótima inspiração!! :D
Postar um comentário