Para a indústria de quadrinhos norte-americana e de acordo com o pessoal do site Comic Foundry. Mesmo não sendo muito versada em HQ americana, eu discordaria de algumas coisas... Pois bem, o número 6 da lista são os mangás:
"O sucessso dos quadrinhos no Japão depois da II Guerra Mundial é surpreendente. Entretanto, o sucesso do mangá demorou muito a afetar os comics norte-americanos. Na década de 1980, isto começou a mudar, quando a Marvel obteve grande sucesso ao adaptar mangás famosos, como Akira. Hoje, existem muitas novidades, quadrinhos em língua inglesa produzido de acordo com as convenções e no formato do mangá,a crecente influência artística do mangá aparecendo nos quadrinhos mainstream americanos, a maior venda no campo das graphic novels em 2005 foi Full Metal Alchemist vol. 1, e a série de maior vendagem de 2005, Fruits Basket, viu um grande número de seus volumes atingirem o topo das vendagens por vários meses em 2005."
É difícil esconder o quanto os mangás são lucrativos por lá, e o ar de renovação que trouxeram para a indústria de quadrinhos americanos. Já aqui, não temos indústria - só turma da Mônica e olhe lá, não temos amostragens de vendas e não temos como dizer em números como o mercado anda. Mesmo assim, ainda tem gente que vem dizer, baseado em sei lá que estatísticas, que shoujo não vende...
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário