sexta-feira, 5 de maio de 2006

Mangá Ajuda a Aprender Japonês


Que o mangá - assim como outros tipos de quadrinhos e produtos da cultura de massa - estimulam as pessoas a buscarem mais conhecimentos e, mesmo a decidirem suas profissões no futuro - vide o número de engenheiros produzidos pelo exemplo do competente Sr. Scotty de Jornada nas Estrelas - muita gente já sabia. Mais do que alienar, quadrinhos são uma mão na roda para várias coisas, inclusive aprender a ler. Nesse caso, o artigo do Japan Times, assinado por ninguém menos do que Frederick L. Schodt, autor de "Manga! Manga! The World of Japanese Comics" e "Dreamland Japan: Writings on Modern Manga", dois livros que deveriam ter saído por aqui faz tempo, mostra o quanto a leitura dos mangás tem ajudado os fãs a desenvolverem sua competência em língua japonesa.

Shodt diz: "Por que o mangá está sendo usado para aprender Japonês? Primeiro, eles são muito viciantes. O mangá é uma grande alternativa para forçar os adultos a repetirem inconscientemente passagens que seriam consideradas infantis nos livros de idiomas porque, apesar de tudo, mesmo que a língua seja incompreensível, as imagens são agradáveis". Em outra passagem, ele recomenda os mangás shoujo e shounen, porque eles trazem furigana, que é a colinha do lado do kanji. Ele também recomenda que as pessoas comecem com "histórias neutras ou orientados ao público masculino, ao invés de quadrinhos femininos, pois o lay-out das páginas é menos abstrato e mais ortodoxo".
Acho que é questão de opinião, afinal, o interesse pela série pode te estimular a ler, mas considerei o comentário um elogio à especificidade dos shoujo mangás, que muita gente nega, mas é reconhecida por sujeitos como o Shodt, há diferença na narrativa, que o autor não aponta como defeito, como muitos preconceituosos por aqui. Agora, claro, que eu não acho que ninguém, a não ser que seja muito bitoladinho, vá se perder por causa disso.

Frederick L. Schodt tem uma página particular, com informações sobre o autor. Os links estavam no site Manga News. A editora Conrad publicou um livro bem introdutório chamado Japonês em Quadrinhos. É um bom lugar para começar.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails