Notinha na Folha de São Paulo de hoje: "Depois de apresentar ao Ministério da Justiça uma cópia com cortes do longa de animação infantil "Pocahontas - O Encontro de Dois Mundos" (Disney, 1988), a Globo conseguiu liberar o filme para exibição em horário livre. No ano passado, a produção recebeu classificação de 12 anos (não poderia ser veiculada antes das 20h)." Sim, senhoras e senhores, o desenho da Disney... imagina, se pocahontas que tem ums duas mortes sem sangue não pode ser "censura livre", o que vai ser de qualquer anime??? É absurdo esse tipo de política que estão implantando na tv brasileira.
Esta semana, também na Folha de São Paulo, havia uma notícia sobre a classificação indicativa dos programas de tv que dizia o seguinte: "O Ministério da Justiça passará a recomendar aos brasileiros programas de televisão que julgar serem de boa qualidade. O "serviço" será oferecido pelo departamento de classificação indicativa do ministério, provavelmente a partir do segundo semestre. Além de classificar os programas de TV e filmes em várias categorias (inadequados para menores de 10, 12, 14, 16 e 18 anos), conforme o grau de violência, sexo e drogas, o ministério vai instituir a casta de atrações televisivas "especialmente recomendadas"."
Torço para que a maré mude, mas pelo que vejo, a programação infantil e juvenil será censurada e emburrecida, e, claro, isso nada vai influir nos programas de mal gosto e nos péssimos exemplos que vemos na tv. Até porque, em novela ninguém mexe e são elas que ditam os piores modelos. Além, claro dos programas pavorosos de domingo e dos BBBs da vida. Mas para que ligar? O problema é anime e, agora, a Disney, também. Será implicância do Governo de pseudo-esquerda que nós temos?
4 pessoas comentaram:
Isso é inacreditavel!!!!! A ditadura está aí...esse Brasil está mais ridículo do que nunca!
Pocahontas não tem nada de mais...nem sei o que dizer, isso é muito absurdo.
oii.. desculpa se não tem nd a ver com o comentário q vc fez.. mas é q eu tô passeando pela net à procura de algum site onde eu possa fazer o download de hanakimi em inglês. Tava olhando o teu site e, bem, vi q vc é bem entendida no assunto.. Se vc souber, gostaria q vc me indicasse algum site, por favor ^^
Meu e-mail é: paloma.l@bol.com.br
Brigada e desculpa ae, viu?!
Oi Valéria!
Acabei de ler sua coluna no Anime Pró. Parabéns!
Sou cientista política e às vezes acho que as pessoas perderam a capacidade de se indignar.
Sempre fui contra esse poder absurdo do governo decidir o que se pode ver ou não na TV, no rádio, em revistas... quando somado a capacidade (ou falta dela)dos pais de delegar a outros a educação dos filhos, a mistura é perigosa.
Sua coluna soou como um conforto, pelo menos a indignação não é só minha.
Beijos,
Ludmila
Valéria, concordo em gênero, número e grau com a sua opinião da coluna SHoujo Café 09.
Gostaria de acrescentar uam informação. Nos EUA o conselho estudantil de uma escola decidiu banir vários livros entre eles Harry Potter e até Clifford, o gigante cão vermelho.
segue o link:
http://www.omelete.com.br/games/news/base_para_news.asp?artigo=16779
Postar um comentário