"Aqui está uma virada inesperada: muitos quadrinhos nos dias de hoje são para garotas – especialmente quando eles são sobre garotos que estão apaixonados uns pelos outros." É assim que começa mais uma matéria falando da influência do shoujo mangá, especialmente o yaoi, nos EUA. O artigo em questão é a transcrição de uma reportagem exibida na MTV americana. Com uma imagem de Tohru de Fruits Basket ao fundo, o apresentador se mostra surpreso diante da onda de garotas que lêem mangá. Nas ruas e livrarias, mais jovens são entrevistadas. Que bom que agora é impossível ignorá-las.
"Muito do foco dos mangás está nos relacionamentos e nas vidas dos jovens – ao invés dos homens de colant – e têm atraído as garotas para os quadrinhos de uma forma que o Super-Homem ou os X-Men nunca conseguiram." Bingo! Bem na mosca. Só não entende o básico do fenômeno quem não quer. Depois disso, como de praxe o artigo começa a falar do pioneirismo da Tokyopop e de seu papel relevante para que os mangás fossem tratados como mangás e os shoujo ganhassem espaço nos EUA.
"Nós estamos apenas tentando dar representatividade a todos os tipos de narrativa, todo o tipo de pessoas que estão lá fora, todos os estilos de vida. (...) Na verdade, nós vamos fazer mangás cristãos também. Temos a sensação de que se você está lendo um tipo de mangá, você provavelmente não irá ler o outro." Aqui eu discordo um pouco, não na parte de tentar contemplar todos os grupos, porque isso é magnífico. Só não acho que o público de um tipo de mangá, em especial o pessoal que vem consumindo shoujo e yaoi, seja refratário a outros tipos de produto. Aliás, a depender da qualidade desses "mangás" cristãos, eles só vão vender porque os pais e mães vão comprar e empurrar para os filhos, para salvá-los dos quadrinhos perniciosos...
E qual a próxima fronteira? Diz a matéria que são os quadrinhos coreanos, os manwha, e, o que não deixa de ser interessante, os mangás yuri. Se os romances entre meninos pegaram, nada impede que os entre meninas não dêem. Depois de Willow e seus romances no seriado da Buffy e Xena e Gabrielle o público de lá está masi que preparado. Ah, quem quiser assistir ao vídeo da matéria, é só clicar *AQUI*.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário