segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Futebol Americano em alta no Japão


Tudo graças ao mangá Eyeshield 21, é o que diz o Anime Newsservice com base em matéria japonesa do jornal Asahi. Eu sempre vejo nas listas dos mais vendidos, mas não tinha idéia do que se tratava até agora. Enfim, o mangá de Riichirou Inagaki e Yuusuke Murata e sua série animada, geraram um boom no interesse dos jovens japoneses pelo futebol americano. A série alcançou 16 volumes e mais de 10 milhões de cópias vendidas. O aumento da adesão dos estudantes secundaristas ao esporte cresceu 15% somente em 2004 e entre os universitários o crescimento foi de 10% comparado a 2001.
Bem, mangá serve para isso, também, e Maekawa, secretário-geral da Kanto student American Football League cita que o mesmo fenômeno já foi registrado por causa de outros mangás como Slam Dunk (Basquetebol), Captain Tsubasa (futebol), Prince Of Tennis and School Wars (rugby). No caso das meninas, é preciso citar Ace Wo Nerae (tênis), Attack Nº 1 (*o primeiro, com vôlei*), Hikari no Densetsu (*ginástica rítmica*), entre outros.

Fico pensando se um mangá de esportes bem trabalhado não poderia ajudar por aqui. Se tivessem se cruzado ao mesmo tempo no país, o auge do Guga, Prince of Tennis na TV aberta, por exemplo, ou mesmo, enfim, Slam Dunk passando nas tvs e o mangá nas bancas com o auge da geração de Oscar, Hortênsia e Paula... Ou Yawara... Sonhos... Queria muito que nosso país não fosse somente do futebol...

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails