Não sei quem acompanhou, mas saiu um novo número de Asterix, uma das personagens dos quadrinhos mais conhecidas e amadas do mundo. Eu gosto de Asterix, acho as histórias, pelo menos as roteirizadas por Rene Goscinny (*morto em 1977*) geniais. Agora, não se pode dizer o mesmo daquelas que foram produzidas somente por Uderzo, e eis que sai o novo número "Asterix, Le ciel lui tombe sur la tete" (Asterix, que o Céu lhes caia sobre a cabeça) satirizando a invasão cultural japonesa e americana na França.
Eu baixei o álbum em francês e li. Achei muito fraco o título, muito não-universo de Asterix. Fora, claro, que no final da coisa toda a mensagem: os americanos (*personificados por uma caricatura de Super Homem e Mickey*) podem se tornar nossos amigos, os japoneses (*amarelos, feios, com aparência de insetos*) que voltem para casa. Aliás, no final há um texto de homenagem à Walt Disney.
Não precisa ler francês para entender a mensagem, até porque, o desenhista de Asterix, Albert Uderzo, pode ser ruim com roteiro, mas é um mestre das imagens e da narrativa. Para quem quiser conferir uma primeira opinião, já que eu li o álbum bem depois, sugiro a resenha do site Omelete. Há também uma resenha no site americano ICV2.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário