quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Mostra debate papel feminino nas HQs


Esta é só para quem está em São Paulo, infelizmente. Queria muito poder ir assistir pelo menos o debate e a mostra "Mulheres no Mangá". Mas duvido que falem muito das japonesas nas mostras se tomarmos pelo tom do início da matéria que focou muito em como o quadrinho americano e europeu representa as mulheres e nas suas muitas curvas. Ou seja, o tom deve ser muito mais para "como os homens vêem as mulheres" do que na sua importância nos quadrinhos seja como personagens, leitoras ou criadoras.

De qualquer forma, vão estar presentes Erica Awano, Elza Keiko, Sônia Luyten e outras pessoas que podem falar não somente sobre mangá, mas sobre as mulheres que fazem quadrinhos no Brasil e estã presentes no mercado editorial.

Segue a notícia da Folha de São Paulo de ontem:

"Alboom!", que começa amanhã, no Centro Cultural São Paulo, tem palestras e exposição sobre "pin-ups"

Mostra debate papel feminino nas HQs

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL


No princípio, eram as donzelas. As personagens femininas de quadrinhos e de desenhos animados tinham como única função cair nas garras dos vilões e servir de pretexto para os heróis masculinos entrarem em ação. Pense em Olívia Palito, Lois Lane, Branca de Neve, Gwen Stacy e inúmeras outras, plácidas e submissas. Depois, veio a revolução das mulheres, refletindo os avanços conquistados na sociedade. Pense na Mulher-Maravilha (uma das pioneiras, de 1941), na Mulher-Gato...

Essa longa trajetória da representação feminina em quadrinhos e sua clara relação com a alteração do papel das mulheres na sociedade serão discutidas na "Alboom!", terceira mostra de quadrinhos da Abra (Academia Brasileira de Arte), que acontece a partir de amanhã, às 18h30, no Centro Cultural São Paulo. Organizada por Thiago Augusto e Valtson Bernardes, coordenadores de eventos da Abra, a mostra concentra uma série de palestras diárias, até o próximo sábado, e uma exposição, intitulada "As Pin-Ups de Quadrinhos e Seus Criadores", que vai até o dia 11 de setembro, no CCSP.

A primeira palestra, amanhã, às 19h, é "O Feminino no Underground". Nela, os desenhistas Gualberto Costa, Natalia Forcat e Marcatti debatem o papel das mulheres na cena alternativa. Na quarta, a discussão fica mais abrangente na palestra "Universo Feminino nas Comics", que repassa a história dos quadrinhos e das personagens femininas, com a presença de Sidney Gusman, Sérgio Codespotti, Marcela Godoy e Germana Viana.

A participação das mulheres na produção das HQs é o tema de "Mercado Editorial: Menina Não Entra?", na quinta, em que Jinnie Anne Pak, Julia Bax e Erica Awano debatem suas experiências profissionais. Além destas, o evento discutirá áreas específicas dos quadrinhos, como os mangás ("Mulheres no Mangá", na sexta) e os RPGs ("A Trajetória do Herói e o RPG", no sábado).

O fim de semana também tem a apresentação da equipe editorial da revista "Kaos", que está lançando sua terceira edição. Sam Hart, Jean Canesqui, Sandro Castelli e Anderson Cabral conversarão com o público no sábado, falando sobre seus trabalhos e dando dicas para aqueles que almejam entrar no mercado editorial. Mais informações sobre o evento estão no site do CCSP, em
www.centrocultural.sp.gov.br .

Alboom!
Quando: abertura amanhã (*hoje: 24/08*), às 18h30; palestras: de amanhã a sex. (26/8), às 19h, e sáb. (27/8), às 15h e às 16h; exposição: de ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 18h; dom., das 10h às 16h; até 11/9
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, São Paulo, tel. 0/xx/11/3277-3611)
Quanto: entrada franca

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails