terça-feira, 26 de julho de 2005

Outro e-mail


Este e-mail foi resposta de Elza Keiko à um e-mail enviado por mim na lista Tomodachi e Peach Girl Club. Estou reproduzindo porque considero as colocações "genéricas" sobre vendagens como altamente informativas. Como não sou do ramo editorial, normalmente dou crédito ao que me é passado por pessoas que considero idôneas. O único porém é que quando trabalhamos em uma empresa, geralmente não podemos dizer *toda* a verdade. São as regras do jogo. Segue o trecho da mensagem que interessa:

EU>> Sinceramente, se a Panini cancelar Peach Girl com argumento das vendas - como não sei os números, sei lá se acredito muito nisso, ou começo a pensar que eles queriam lucro exorbitante - vai somente provar que é uma editora caça níqueis. (...) [*Foi a própria Elza quem editou aqui*]

Elza Keiko>> O que vou dizer agora é baseado em dados que qualquer pessoa que trabalha no meio ou que frequente palestras de editores também sabe. Que fique bem claro que não estou falando baseada em dados de Peach Girl. Acho muito temerário dizer que qualquer editora quer lucro exorbitante na hora que define um preço, uma vez que a distribuidora fica com 40% do valor de capa de qualquer revista, em média.

Cá entre nós, há gananciosos por aqui, os primeirões da lista são as distribuidoras. Com os outros 60% do valor de capa, a editora precisa pagar os direitos de publicação, a produção, a gráfica, a logística, o estoque e ainda ter algum lucro. Não me recordo se a porcentagem do ponto de venda está ou não incluso na mordida do distribuidor, mas creio que não, então é mais um ítem para entrar nos 60%.

As revistas consideradas com boas vendas conseguem vender cerca de 40% da tiragem... Além disso tudo, há que se considerar a tiragem. Quanto maior a tiragem, menor o custo individual do produto, porém maior a possibilidade de encalhe. Assim, a tiragem também influencia no valor de capa.

Portanto, são muitos os fatores que influenciam no custo de uma revista. Com essa matemática, começa a ser possível ter uma idéia do quão difícil é conseguir ter lucro exorbitante com qualquer publicação, qualquer que seja a editora ou o produto. As únicas revistas que dão lucro de fato são aquelas que conseguem ter uma tiragem verdadeiramente alta, valor de capa competitivo e ainda conseguem vender mais de 50% da tiragem. Haja revista!

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails