segunda-feira, 18 de abril de 2005

Persépolis #2 chega às livrarias


O volume #2 do engraçadíssimo Persépolis da iraniana Marjane Satrapi finalmente vai ser lançado pela Cia das Letras. Prometido para janeiro, ele saiu com três meses de atraso. Para quem não sabe, Persépolis é um quadrinho auto-biográfico que conta a trajetória da autora que era uma menina de dez anos quando explode a Revolução (1979) que derruba o Xá e depois se torna Islâmica, caçando muitos dos direitos das mulheres.

Para mim os volumes #2 e #4 são os mais engraçados, pois abordam a adolêscência e a vida adulta de Satrapi. O #1 tem um tom mais melancólico e o #3, por se passar na Europa na maior parte do tempo, perde um pouquinho o gosto da crítica de costumes.

Ter Persépolis no Brasil é maravilhoso, pois mostra ao público brasileiro o talento de mais uma mulher quadrinista, capaz de um humor aguçadíssimo e uma crítica social e de costumes que te deixa com um sorriso nos lábios e um gosto amargo na boca. Nada melhor do que Satrapi para esquecer da outra quadrinista, que se cria depreciando e ridicularizando as mulheres, que tem recebido muito cartaz por aqui, a argentina Maitena. Persépolis é uma pérola rara, seja pela origem da autora, seja pela temática, seja pelo fato de quebrar um pouco com a hegemonia masculina no mundo dos quadrinhos. Originalmente, Persépolis foi publicado em francês e a autora também trocou o Irã pela França faz alguns anos.

1 pessoas comentaram:

Eu ainda tô parada no post dos tópicos anti-furuba no fórum da Henshin XD Ainda tô tentando entender de onde sairam as acusações de que seja "yaoi" u.u" Realmente alguém precisa dar uma edição de Haru wo Daiteita pra esse povo para eles saberem exatamente o que é Boys Love... Eu não tive realmente paciência pra ler tudo, se é por causa 'do' Akito ou do fato da Takaya-sensei não desenhar machões musculosos ¬¬" Mas é definitivamente ridículo >_<

Related Posts with Thumbnails